Lembramos que se trata simplesmente de uma enquete, “não é em hipótese alguma pesquisa eleitoral”. Lembramos que nossas enquetes não são pesquisas oficias apenas pesquisa de opinião pública, não podendo ser utilizada ou divulgada em outros veículos de comunicação ou como instrumento de campanha. Por ser aberta a todos, onde podem votar, pessoas que não tem o titulo de eleitor em Cuiabá ou ainda não o possuem..

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Em Todo O Estado, 48 Mulheres Disputam Prefeituras


No Estado, o PSD criou um ala exclusivamente para tratar das candidaturas femininas
Midia News

 
De um total de 369 candidatos a prefeito em todos os 141 municípios do Estado, 48 são mulheres, segundo dados da Justiça Eleitoral.
O partido que mais tem candidatas a prefeita em Mato Grosso é o PSD, que disputa o comando de 14 prefeituras com mulheres encabeçando a chapa. Em seguida, vem o PMDB, com sete candidatas em todo o Estado.
Em terceiro lugar, está o PT, com cinco candidatas. Na quarta colocação, estão empatados PR, DEM e PP, cada um com quatro candidatas a prefeita. O PSB tem três candidatas e o PDT tem duas. Fechando a lista de partidos que lançaram mulheres como candidatas a prefeita, estão PSDB, PV, PPS, PSOL e PRP, cada um com uma candidata.
Na Capital, nenhuma mulher concorre na majoritária, nem como candidata a prefeita, nem como candidata a vice. Entre os maiores municípios do Estado, somente Várzea Grande tem uma mulher concorrendo à Prefeitura: Lucimar Campos (DEM), esposa do senador Jaime Campos (DEM).
Em Marcelândia e Poxoréu, municípios que têm três candidatos, duas mulheres estão no páreo. No primeiro, Rosemar Santos Marchetto (PSDB) e Maria de Fátima Traspadini (PR) disputam o comando do município. No segundo, Jane Sanchez Lopes, (PSD) e Terezinha Rosa Oliveira (PRP) encaram a disputa eleitoral.
Vices
O número de candidatas ao cargo de vice-prefeita, por outro lado, é bem maior: são 71 candidatas em todo o Estado. Nesse ranking, o DEM lidera, com 10 candidatas a vice-prefeita.
Em segundo lugar, estão o PT e o PR, cada um com oito mulheres disputando com vice. Em terceiro, PSB e PMDB têm sete candidatas a vice cada. O PSDB vem na sequência, com seis candidatas, enquanto o PSD e o PR contam com cinco mulheres na disputa de vice.
O PPL e o PPS têm três candidatas a vice, enquanto o PTdoB disputa com duas. Os outros partidos que lançaram vice-prefeitas na corrida eleitoral foram PTB, PHS, PSC, PV, PMN, PSOL e PRP.
Em Várzea Grande, Sinop, Cáceres e São José do Rio Claro, duas candidatas disputam a vice-prefeitura. Na Cidade Industrial, Rozanil Guimarães (PSOL) e a professora Nicinha (PSB) disputam o cargo. Em Sinop, Renata Leitão (PSDB) e Rosana Martinelli (PSB) encaram a corrida eleitoral.
Em Cáceres, Anne Viegas (PSB) e Antônia Eliene Liberato (PSDB) estão na corrida. Em São José do Rio Claro, disputam Maria do Socorro de Oliveira (PT) e Maria José Rodrigues Zocal (DEM).
Vereadoras
Entre os 9.554 candidatos a vereador em Mato Grosso, 2.919 são mulheres – ou seja, 30,5% do total de candidatos.
De acordo com a política de reserva de vagas para gênero prevista na legislação eleitoral, pelo menos 30% dos candidatos de uma coligação proporcional devem ser mulheres. No caso dos cargos para o Executivo, como prefeito e vice-prefeito, não há essa reserva.
Em entrevista ao MidiaJur, o juiz auxiliar da presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Jorge Tadeu Rodrigues, informou que o partido que não tiver cumprido com a cota mínima, terá problemas com a Justiça e precisará se adequar, para chegar ao limite exigido em lei.
O magistrado lembrou, também, que é preciso empenho da coligação em eleger as candidatas, e não somente “encenar” o cumprimento da reserva de gênero. “Não adianta fazer apenas o registro da candidata e depois a candidata só ter o voto dela. O legislador não se contenta com isso. Ela tem de fazer campanha e pedir voto. Se for só uma encenação, também poderá haver problemas”, ressaltou.

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More